Curtiu? Compartilhe!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Joio, Trigo E Quanto Dói A Decepção!



Sejamos trigo!



Muitas vezes somos levados por uma ação natural de confiarmos nas primeiras interpretações que temos das palavras e comportamento de quem nos cerca, a ponto de ganharem toda nossa confiança e dizermos que essa pessoa sim, vale a pena confiar. Ah que grande tolice! A dor da decepção, não vamos nos confundir com falha, erro, estamos falando de caráter próprio da pessoa e de traição! Aquele que você nem imagina e está ali tão bem escondido, seja dentro da família, dentro de um círculo de amizades, entre irmãos.

Quão terrível é, quando se crê convicto de que aquela pessoa é tão humilde de caráter, verdadeira,  e tão de repente Deus nos abre os olhos, da confusão sendo armada pelas nossas costas..'' Ah o mal! Que tão de perto nos rodeia...". Hoje em dia, contar com a verdade nos olhos do próximo se torna algo suspeito. Ontem em uma apresentação de linguagem corporal, matéria de Gestão de Pessoas, vi muitas coisas tão interessantes que parando pra analisar, são bem verdades e podemos utiliza-las com sabedoria pra verificarmos quem anda nos rodeando. Não sejamos ásperos, nem vamos causar desconforto em quem não mereça. Mas analisando bem, com quem podemos contar hoje em dia? Eu faço a simples comparação: Dizem que se toda água do mundo coubesse em um balde, a quantidade de água doce caberia numa colher . Assim vejo a amizade, se todas as pessoas que conhecemos coubessem num balde, as confiáveis, as verdadeiras, caberia numa colher. Vê que tamanha diferença de proporção?  Ah, o joio contra o trigo... sempre tão astuto, sempre tão parecido, mas por dentro, sua natureza, as raízes plantadas em seus corações, são tão terríveis e traiçoeiras, contamina, se amarra tentando danificar os verdadeiros, mas quando florescem, que decepção! Quando os vemos, muitas vezes nos deparamos com um pensamento tão natural: " Que decepção! Confiei tanto, contei tanta coisa, pedi ajuda, um apoio." E logo descobrimos que esse era o próprio traidor, sorrateiro, astuto.

A Palavra já nos deixa tão bem prevenidos mas é impossível mesmo sabendo e tendo tantos alertas, deixar de sentir a dor da traição, algo que fere tão fundo. Eu andei passando por experiências do tipo, graças a Deus nada em família ou relacionamento que assim seja conservada nossa comunhão no sangue de Cristo, mas socialmente, num circulo de amizade. Francamente não posso assemelhar minha dor a de Cristo, mas que tamanha tristeza descobrir o traidor. Ah o joio, o joio...
Existe uma boa explicação do Reverendo Itamar Bezerra, para entendermos a diferença do joio e do trigo, e nesse sentido figurado relacionado ao real, podemos ter o aprendizado daquilo que devemos observar nesse mundo em que vivemos.

" ...no amadurecimento da planta, mudanças significativas ocorrem e a diferença entre elas torna-se gritante. O trigo muda de cor, assumindo um tom amarelado até chegar ao palha, enquanto o joio permanece no seu verde sumo com rajas mais claras, como sempre foi; o trigo forma-se em pendão, elevando-se altivo, apontando para o céu, enquanto o joio se esparrama desfigurado, perdendo totalmente a forma de sua aparência inicial; a raiz do trigo, embora ele também seja da família das gramíneas, cresce para baixo, mas com pouca profundidade, facilitando a sua colheita; o joio, por sua vez, se alastra sorrateiro, se imiscuindo entre as raízes alheias; por fim, quando vêm os frutos, mais destaque se dá às diferenças: o trigo explode de dentro para fora em belos cachos de sementes, todas postadas em incrível ordem, formando um belo pendão, tornando agradabilíssimo aos olhos o seu espetáculo, tremulando ao vento ao longo de um vasto campo. O joio, ao contrário, produz umas bolotas enrugadas que, de imprestáveis que são, caem dos seus ramos antes mesmo de amadurecer."

Glórias seja dada a Deus, por sempre nos dar sinais, nos orientar e sempre temos aquele sentimento de: " Cuidado! Vigia!". E claro, nada fica oculto perante os olhos do Justo Juiz! Ele toma nossa dor, Ele sente pois o Espírito Santo é sensível, sente nossa dor, por isso nos tornamos a menina dos olhos, e quem nos fere, incomoda o Dono dos olhos! E quando temos um cisco no olho, qual a nossa reação? Retirá-lo, é óbvio, por isso esses não durarão muito, seu reinado não frutificará, joio não frutifica com qualidade e logo que arrancado, é separado do trigo. Ainda não vivemos a colheita final, mas se confiarmos e orarmos ao Deus que tudo vê, tenha certeza Ele nos livrará dessas pessoas, e dará sabedoria pra conduzirmos nosso caminho na vigilância privando-nos de iguais decepções, sempre surgirão, mas é para sermos provados se realmente aprendemos a lição do vigiar!

Que Deus nos abençoe, e guarde nossos passos nos livrando desse mal, que tão de perto nos rodeia.



Um comentário: